VEJA O PORTFÓLIO COMPLETO

Mágico Mar

Sobre o Projeto

As inquietações de artistas ao verem cada vez mais comum a presença de lixo nas praias e no mar, motivaram a criação do projeto Mágico Mar, Lixo Sem Fim?, Um Projeto que reúne espetáculo, audiovisual e uma exposição. Encenado por Rino Carvalho, com roteiro de Joice Aglae e atuação de Fernando Lopes e Simone de Araújo, o espetáculo vai percorrer praças, escolas públicas, asilos e abrigos para provocar reflexões sobre nossa relação com o consumo e o seu descarte na natureza.

A iniciativa surgiu do incômodo de Fernando Lopes, arte-educador, ator e mágico e, diante da constância do depósito de lixo nos mares e praias, bem como da pouca consciência sobre consumo, o que leva ao descarte de resíduos sem critério na natureza. Por conta disso, o artista pensou um projeto integrando espetáculo com técnicas de mágica e uma exposição fotográfica assinada por Darcílio Gajé, que teve como ponto de partida três temas: O Mar Limpo e Saudável, O Mar Sujo e Doente, O Pescador, O Fruto do Trabalho do Pescador. Também integra o projeto a exibição do vídeo documentário sobre o lixo que chega ao mar que conta com roteiro e direção de Gastão Netto.

Para o produtor Wanderley Meira, da Transformação Projetos Culturais, “Mágico Mar é um poema sobre a solidão, nesse caso, uma solidão causada pelo consumismo da humanidade que encharca o mundo de lixo e ilha as pessoas. Uma angústia pela imobilidade e pela sensação de impotência que o lixo à nossa volta nos causa - quando os problemas tomam uma dimensão tão, tão grande que as ações já são “quase” inúteis. Já que é quase impossível mudar. A chegada do outro abre novas possibilidades, a parceria nos torna mais potentes, mais ousados, diversifica nosso olhar, faz mágica e transforma. Em parceria, com novo olhar, o lixo pode até ser bonito, útil, até luxo”.

A encenação de Rino Carvalho elegeu a poesia para cena, explorando as possibilidades dos criadores Fernando Lopes e Simone de Araújo, que trazem mágica, recursos clownescos, efeitos especiais e muita expressividade para contar a história de Açolina, uma mulher ilhada no meio de um mar de lixo de um futuro qualquer que vive pedindo ajuda jogando garrafas de S.O.S. Um dia aparece Espiga, um catador de garrafas, um atrapalhado mágico que revela para Açolina um possível mágico mar limpo e azul. A mágica profissional povoa todo trabalho, trazendo ilusão, sonho, mas também o desejo de transgredir e transformar o cotidiano.

Mágico Mar é um poema crítico que se passa futuro muito incerto em relação ao lixo e às relações humanas, nesse momento tecnológico que estamos vivenciando com tanta rapidez e descarte. Vamos acumulando coisas e nos isolando sem nos darmos conta de como estamos tão cheios, mas vazios” explica o encenador. 

Mágico Mar conta com trilha original composta pelo músico Deco Simões, além de cenografia assinada por Maurício Pedrosa. A iluminação, criada por Fernanda Paquelet e Fernando Lopes, foi pensada para espaços não convencionais, além de seguir uma lógica de baixo consumo, convergindo com o pensamento que norteia o espetáculo. Assim, para iluminar as cenas, empregam-se lâmpadas de baixo consumo, alimentadas por baterias.

A cada apresentação, o público poderá assistir ao curta documentário, que traz elementos para provocar uma reflexão sobre a responsabilidade individual com relação ao lixo.  No mesmo espaço, estará disposta a exposição fotográfica, que homenageia os pescadores e mostra imagens lindas do mar limpo, imagens do mar sujo e poluído, imagens de pescadores em atividade e imagens de pratos com os frutos do mar.

O projeto Mágico Mar circulará por praças públicas, em apresentações gratuitas, além de também contar com apresentações em escolas públicas, asilos e organizações não-governamentais. A iniciativa foi contemplada pelo Edital Setorial de Circo da Fundação Cultural do Estado da Bahia de 2013, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.

 

A programação das apresentações públicas será divulgada a cada semana através da página do projeto na fanpage: http://www.facebook.com/magicomaroficial

 


Ficha Técnica

ESPETÁCULO MÁGICO MAR
Roteiro: Joyce Aglae
Encenação: Rino Carvalho
Preparação de atores em máscara de palhaço: Joyce Aglae
Personagens:
Açolina: Simone de Araújo
Espiga: Fernando Lopes

Desenho de cenário: Maurício Pedrosa
Execução de cenário:
Chefe de cenotecnia: Adriano Passos
Cenotécnicos: André Passos, Lécio Moura (Dinei), Vitor Prata, Bruno Matos, Cássio Vieira (Tomate), Thiago Silva, Romildo Alves (Bido), Almiro Cerqueira e Alan Cerqueira.
Acabamento e finalização de cenário: Maurício Pedrosa, Fernando Lopes e Roberto Filho
Criação e execução de objetos de cena: Fernando Lopes, Simone de Araújo e Rino Carvalho

Criação de Figurino: Rino Carvalho
Assistência e confecção de figurino: Angelica Paixão
Criação e execução de adereços: Fernando Lopes, Simone de Araújo e Rino Carvalho

Criação de maquiagem: Rino Carvalho

Criação e arranjos de trilha sonora: Deco Simões
Programação, execução e colaboração: Jelber Oliveira
Músico colaborador: Elinaldo Nascimento
Operação de som: Roberto Filho

Criação de iluminação cênica: Fernanda Paquelet e Fernando Lopes
Estrutura e projeto elétrico: Fernando Lopes
Operação de luz: Gilson Garcia

Elaboração de mágicas e efeitos especiais: Fernando Lopes
Consultoria de mágicas: Rossini

Programação Visual: Cooxia
Assessoria de comunicação: Mônica Santana
Gestão de redes sociais: André Luís Silva
Fotos de divulgação: Gajé

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MÁGICO MAR
Fotos e produção: Gajé

VÍDEO MÁGICO MAR E LIXO SEM FIM?
Roteiro e direção: Gastão Netto
Câmera: Danilo Umbelino, Raimundo Laranjeira e Thiago Lisboa
Montagem: Thiago Lisboa
Finalização: Thiago Lisboa, João Gabriel (Jonga) e Gastão Netto.
Trilha Sonora original: Deco Simões

PROJETO MÁGICO MAR E LIXO SIM FIM?
Idealização: Fernando Lopes
Direção de produção: Wanderley Meira
Assistência de produção: André Luís Silva e Roberto Filho