VEJA O PORTFÓLIO COMPLETO

Ensaio de Casamento

Sobre o Projeto

Ensaio de Casamento é o espetáculo de estreia do Teatro Em Boa Companhia, iniciativa dos atores Wanderley Meira e Maria Marighella.

No espetáculo, um casal de atores discute no palco a continuidade do casamento enquanto ensaiam “Nossa Peça de Separação”, revivendo em cena personagens clássicos de Shakespeare: Romeu e Julieta, Otelo e Desdêmona e Catarina, A Megera Domada, numa trama que envolve os atores, que funcionam como pessoas, personas e personagens, em um texto que aborda passado, presente e futuro.

Os atores-personagens, que não têm nome em cena, incorporam a vida e o nome dos personagens que vivem enquanto refletem sobre sua relação ou ensaiam a peça. Neste espetáculo as histórias dos personagens se cruzam com as histórias dos atores que relembram textos e personagens vividos para discutirem a paixão, o ciúme, o amor e o fim de uma vida a dois.

A dubiedade que marca a encenação e o texto completa-se na trilha sonora que, em parte acontece dentro da caixa cênica e em parte na plateia; a iluminação que transita entre a luz branca de um ensaio e as cores e temperaturas da memória e dos sentimentos; o figurino que parte da roupa de base dos atores que ensaiam a peça e espalham-se pelo palco, como máscaras e evocações de outras histórias de sua própria vida; e o cenário que tem como base um conjunto de picadeiros/praticáveis que, inicialmente, fazem as vezes de um bolo de casamento e vai-se transformando em  outros objetos e outras referências ao passo em que os sentimentos e os momentos se transformam.

Ensaio de Casamento rende uma homenagem ao fazer teatral, oferecendo ao público a possibilidade de se infiltrar no ensaio geral de um espetáculo, testemunhando, além da intimidade do casal, as inseguranças, incertezas, medos e angústias dos atores às vésperas da estreia do seu trabalho. A frase-mote do espetáculo “Vamos continuar”, confunde personagens e público, num labirinto de sentimentos e expectativas sobre a continuidade do ensaio ou a continuidade do casamento.


Ficha Técnica

Texto: Wanderley Meira
Direção e Concepção: Nadja Turenkko
Elenco: Maria Marighella e Wanderley Meira
Assistência de Direção: Saulo Moreira
Direção Musical: Jarbas Bittencourt
Música: Jarbas Bittencourt, Livio Tratenberg, Verinho
Cenografia: Maurício Cardoso
Cenotecnia: DA20 Arte
Direção de execução: André Cruz
Carpintaria: Levi Sansi e Anderson Miranda
Serralheria: Ppeu Oliver
Adereço: Bobi Marcos e Valnei Pitanga
Figurino: Diana Moreira
Styling e Maquiagem: Alethea YF
Modelista: Dora Moreira
Equipe de Figurino: Alethea YF, Agamenon Abreu, Letícia Santos e Maria Bárbara
Iluminação: Irma Vidal
Consultoria para textos de Shakespeare: Harildo Déda
Preparação em Mímica Corporal Dramática: Nadja Turenkko e Saulo Moreira
Fotos: Tiago Lima
Programação Visual: Tiago Ribeiro – Zito Estúdio de Criação
Direção de Produção: Wanderley Meira
Produção Executiva: Marcos Cook
Operação de Luz: Leandro dos Reis
Operação de Som: Guilherme Hunder

Citações: William Shakespeare – A Megera Domada, Otelo, O Mouro de Veneza / Romeu e Julieta; Oduvaldo Viana Filho – Mão na Luva.
Trilha baseada na música original Um Forró, de Verinho, Projeto Neurópolis - com direção musical de Lívio Tragtenberg e produção do Selo SESC São Paulo.