VEJA O PORTFÓLIO COMPLETO

Vídeo Destaque

Sarau Carnavalesco Atrás do Trio Elétrico

Sobre o Projeto

O Projeto “Sarau Carnavalesco Atrás do trio Elétrico” estreou em Salvador no verão de 2006 e fez temporadas nos Teatros Molière - Aliança Francesa e SESI Rio Vermelho, além de integrar a programação do Projeto Palco Sobre Rodas nas cidades de Feira de Santana e Lauro de Freitas. No verão de 2008 fez temporada na Arena do Teatro SESC-SENAC Pelourinho com grande participação de público. Em seguida saiu em turnê por cidades do interior da Bahia em um formato com banda, acompanhando a exposição proposta pela família Macedo, intitulada “Corredor da História”.Em fevereiro de 2012 ficou em cartaz em Salvador no projeto da Aliança Francesa para o verão.


A ideia nasceu do desejo de falar do fenômeno que mudou o paradigma do carnaval do Brasil: a invenção do Trio Elétrico. 


A partir de uma colagem de textos históricos (ora lidos, ora encenados) e canções (faladas e cantadas) o espetáculo conta fatos importantes da trajetória do carnaval baiano dos anos 50 aos anos 80 como o fim do corso, a transformação do frevo pernambucano, o surgimento da guitarra baiana e do primeiro cantor de trio elétrico, a entrada dos blocos afro na festa momesca e até a transformação do carnaval num evento midiático que se espalhou por todo o Brasil.


Em cena: três atores e um músico - com figurinos luxuosamente coloridos que imitam antigos trajes de gala usados no carnaval, participação especial de Aroldo Macedo, compositor, multiinstrumentista e filho do inventor do trio elétrico, Osmar Macedo e apenas quatro cadeiras - contam cronologicamente o carnaval baiano, passeando pelas canções que marcaram época como: o Frevo do Trio elétrico, Frevo Novo, Chuva Suor e Cerveja, Bloco do prazer, Eu Sou Negão. O resultado é um espetáculo de estrutura simples que aproxima público de todas as idades e classes sociais da sua história e da sua cultura. Um espetáculo que pode ir para qualquer lugar, ocupar os mais diferentes espaços para fazer rir e refletir, falando de um tema que interessa a todo brasileiro.


Ficha Técnica

Texto: Nadja Turenkko
Elenco:Maria Marighella
Nadja Turenkko
Wanderley Meira
Direção Musical e Participação Especial: Aroldo Macedo
Guitarra e percussão: Leo Bittencourt
Trilha Sonora: Pedro Marighella
Foto: Kau Santana